Rebaixaram o Santos e agora foram campeões no Uruguai
A torcida do Santos não gosta nem de lembrar da temporada de 2023, o clube foi rebaixado pela primeira vez em sua história após uma campanha desastrosa. Um dos maiores culpados pela queda do clube foi o presidente Andrés Rueda, o mandatário se mostrou perdido no comando, demitindo e contratando diversos treinadores durante o ano.
Um dos técnicos que aceitaram comandar o Santos com a missão de evitar a queda foi Diego Aguirre, o uruguaio, porém, não durou muito e logo foi demitido. O Santos acabou sendo rebaixado de toda a forma, mas Aguirre se recuperou da mancha em seu currículo e foi semifinalista da Copa Libertadores, ao derrotar o Flamengo do técnico Tite, e no último fim de semana conquistou o Campeonato Uruguaio pela terceira vez com o Peñarol
Para o jornal uruguaio ‘El País’, o treinador dos ‘Carboneros’ derrotou Tite na tática:
”O Aguirre venceu o duelo tático contra Tite com um time que soube recuar e ferir um contra-ataque contra uma potência do continente. No jogo de ida o plano deu certo e na volta ele repetiu, colocando o Peñarol mais uma vez entre os quatro melhores do continente”, escreveu o diário.
Outro nome que esteve no rebaixamento do clube e agora foi herói no Uruguai é o atacante Maxi Silvera. O jogador foi indicado pelo próprio Aguirre ao Santos, mas não deixou saudades, com a ida do treinador ao Peñarol, o técnico também indicou Maxi. O Santos tentou manter Maxi, o clube ofereceu uma redução salarial e um contrato até o fim de 2025, mas o jogador não ficou contente com os números oferecidos e decidiu procurar um novo clube.
Sem Aguirre e Maxi Silvera, o Santos está no mercado em busca de um treinador, o nome que mais agrada é o de Luís Castro. O português está livre desde a sua saída do Al Nassr e pode pintar no Peixe.